Participantes do Fisl questionam o machismo na tecnologia

A participação das mulheres na área de tecnologia passou a ganhar mais atenção do Fórum Internacional de Software Livre, realizado este ano em Porto Alegre, RS. Somente no primeiro dia do evento (03), aconteceram duas atividades específicas sobre a temática. Entre elas, a oficina “Linux para gurias” voltada para garotas que davam seus primeiros passos na área de tecnologia. Segundo os participantes da oficina, atividades quase exclusivas para mulheres no evento pode tornar a participação delas mais ativa no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do evento, Ricardo Fritsch, o assunto tornou-se uma das pautas prioritárias do evento. Outra questão que incomoda é o machismo no ambiente de trabalho. Segundo pesquisa em redes sociais apresentada por Danielle Gomes, ativista do grupo Mulheres na Tecnologia, elas “acabam se submetendo a ambientes de trabalho machistas, elogios impróprios e constrangedores, salários inferiores e outros problemas”.

Apesar disso, Marília Rosa, Eduarda Conter e Maria Clara mostram que os desafios estão, aos poucos, sendo superados. Em comum, elas têm o interesse em programação para dispositivos móveis. Participantes pela primeira vez do Fisl, elas são estudantes em técnica de informática pelo Instituto Federal do Sul (IFSUL), em Charqueadas (RS). Em um rápido bate-papo, as jovens explicam porque buscaram a área e dão dicas de setores em que é necessário mais participação feminina. Confira:

Com informações do Fisl.

A EBC é uma das patrocinadoras do Fórum Internacional de Software Livre – Fisl

Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/07/participantes-do-fisl-questionam-o-machismo-na-tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s